Evolução da educação no sentido do ensino híbrido.

O que é Educação híbrida ou blended learning?

É um conceito que trabalha o ensino remoto e presencial, essa modalidade veio para mostrar que é possível ensinar e aprender de lugares distintos e levar o ensino para além da sala de aula.

Esta forma de educação surgiu em 2014 quando um grupo de 16 professores de 04 estados do Brasil (Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro), receberam a missão de analisar os resultados dessa nova forma de atuação com o desempenho dos alunos.

A ideia principal é fazer o ensino remoto e presencial se completar para oferecer diferentes maneiras de aprendizagem e ensinamento referente a um conteúdo. O ensino remoto permite que o aluno possa estudar de diversas maneiras, pode estudar sozinho, em grupos pequenos ou em grupos maiores, enquanto o ambiente presencial é reservado a uma aprendizagem coletiva com a mediação dos professores.

Segundo uma pesquisa realizada pela TIC Kids Online Brasil em 2018, cerca de 24,3 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos, são usuários de internet no Brasil, o que corresponde a cerca de 86% do total de pessoas dessa faixa etária no país. “Este percentual é mais alto do que a média da população em geral [conectada], que está em torno de 70%. Isso mostra que crianças e adolescentes são um público bastante conectado à rede”.

Isso nos ensina que o ensino híbrido é muito importante para a aprendizagem das crianças e adolescentes de hoje. Esta forma de ensino desperta o interesse e a atenção dos alunos, e democratiza o conhecimento, pois o aluno pode acessar os conteúdos de onde ele esteja além de poder participar mais da aula com suas opiniões e ideias.

Outro ponto positivo desta modalidade de aulas presenciais e remotas é que esta permite com que o professor consiga trabalhar de diversas maneiras com sua turma. Nas aulas presenciais os alunos conseguem trocar experiências, aprofundar seu conhecimento, desenvolver novos projetos e debater assuntos novos, isso ajuda o aluno a se concentrar melhor e criar expectativas sobre as novas aulas.

Toda mudança requer um cuidado, mudanças trazem insegurança, medo e resistência principalmente quando envolve outras pessoas e requer que nos reinventemos para novas possibilidades. A mudança é a melhor forma para encararmos uma nova realidade. As aulas remotas é uma nova realidade, desafiadora na maioria das vezes.

Mas, qual é o papel do professor neste novo meio de ensino? Os professores e alunos passam a ter papéis diferentes ao ensino presencial. Os professores que antes exerciam o papel central nas salas de aulas, passam a ser um mediador de conhecimento. Enquanto os alunos que apenas recebiam informações, passam a oferecer, já que estudam em casa para contribuir com suas ideias nas aulas, e qual a proposta do ensino híbrido? sua proposta é incentivar a interação, colaboração e a troca de informações e conhecimentos, tornando as aulas mais participativas.

Todas estas mudanças trazem insegurança e desafios, engana-se quem acha que é somente colocar um computador com câmera e áudio e um professor de um lado da tela e alunos do outro lado, tudo isso requer projetos, reunião, conversas, trocas de experiência, organização da sala de aula, a elaboração do plano pedagógico e a gestão do tempo.

A tecnologia é um elemento essencial no ensino híbrido, professores e alunos devem ter conhecimento e habilidades para lidar com ela, o que é uma habilidade comum nos dias atuais.

Desta forma o ensino híbrido visa desenvolver a autonomia e a participação dos alunos. Apesar de serem momentos diferentes, o presencial e o remoto, o objetivo do aprendizado híbrido é que esses dois momentos sejam complementares e promovam uma educação mais eficiente e interessante.
O ensino híbrido é benéfico a todos os processos educativos, desde que o colégio e os professores se manter atualizados com respeito às tendências, inovações, mudanças e transformações na educação.

Bibliografia
Marcelo, Ensino híbrido: descubra agora o que é e como utilizá-lo!. Disponível em < https://simulare.com.br/blog/ensino-hibrido-descubra-como-utiliza /> acesso em: 14 de julho de 2020.
Redação, Ensino híbrido é a combinação do aprendizado online com o off-line. Disponível em < https://porvir.org/ensino-hibrido-ou-blended-learning / > acesso em: 14 de julho de 2020.
CRUZ, Elaine. Brasil tem 24,3 milhões de crianças e adolescentes que usam internet. Disponível em < https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-09/brasil-tem-243-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-utilizando-internet /> acesso em: 14 de julho de 2020.